terça-feira, 3 de setembro de 2013

Abu Ghraib: O Império da Tortura



 Desde o surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e o depois o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos se tornaram a superpotência que conhecemos hoje. Um país poderoso economicamente, politicamente e principalmente militarmente. Com todo esse poder, os EUA tomaram para si a função de “polícia do mundo”.

Com o argumento de promoção da paz mundial, a coalizão Estados Unidos – Reino Unido invadiram o Iraque em 2003, para confiscar armas químicas que nunca foram encontradas. O ditador Saddam Hussein foi deposto e executado. Mas nada teve tanta repercussão como os casos de tortura que aconteciam contra prisioneiros iraquianos na prisão de Abu Ghraib, que ficou internacionalmente conhecida.

Vejam as imagens no vídeo abaixo: 

 
 Os casos de tortura em Abu Ghraib serviram para comprovar os muitos problemas que as ocupações de países em conflitos ocasionam. O episódio teve o efeito de um “tapa na cara” dos Estados Unidos, país conhecido mundialmente por ser um forte promotor da justiça, da igualdade e das liberdades fundamentais do ser humano.



Por Diego Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário